sábado, 8 de janeiro de 2011

Correspondência com o Prof. Carlos Batalha - resposta ao mail 2

Olá queridos alunos!

Antes de mais muito obrigado pelo vosso email e pelas felicitações de Bom Ano e de Feliz Natal. Daqui de Kathmandu, a capital do Nepal eu e a minha esposa desejamos também que tenham passado um Feliz Natal junto da vossa família e que tenham entrado com o pé direito em 2011, cheios de vontade de mudarem montes de coisas: para melhor, claro! Isso inclui, continuar a eliminar todas aquelas faltas de atraso, de comportamento e a preguiça em trabalhar!
Fiquei muito impressionado com o grande número de trabalhos que têm produzido sobre tantos países e ficamos felizes que a nossa viagem esteja a contribuir para a sua construção - isso é também uma responsabilidade para nós, porque temos que ter ainda mais cuidado com a informação que publicamos no nosso blog.
Na realidade devo dizer-vos que também eu estou a aprender muitas coisas novas. Como vocês devem ter descoberto cada país tem muitos hábitos e costumes que diferem daqueles que estamos habituados em Portugal, desde a língua, o vestuário, a gastronomia, a economia, a geografia, a história, a música... de cada vez que entramos num país diferente temos que aprender um pouco sobre estas coisas para podermos planear bem a nossa viagem nesse país e podermos ver e experimentar o melhor que ele tem no pouco tempo que temos disponível.
Para isso todas as disciplinas que aprendemos quando estávamos na escola, são agora muito importantes!
Por exemplo, desde que saímos de Portugal há cerca de 4 meses só encontrámos portugueses na nossa viagem em Macau, significa que durante todo este tempo tivemos que utilizar a língua inglesa como forma de comunicação, pois é a língua que mais pessoas falam no mundo. Se não tivéssemos aprendido inglês seria praticamente impossível realizar esta viagem. Por outro lado, precisamos muito de Matemática para fazer cálculos, por exemplo sobre o valor das moedas. Na União Europeia utiliza-se, praticamente, uma moeda única, o Euro, por isso não nos temos que preocupar muito quando saímos de Portugal para a Europa, no entanto, nos outros países, as moedas são diferentes assim como o seu valor. Se não tivesse estudado Matemática provavelmente teria dificuldades em fazer estes cálculos (por exemplo 1 euro são aproximadamente 150 Tugrik da Mongólia ou 9 Yuan da China ou 100 Rupias do Nepal) e poderíamos perder muito dinheiro nas compras que fazemos nestes países. Todas as disciplinas são assim fundamentais para podermos aproveitar e planear bem as nossas viagens e, mais importante que tudo a viagem maior de todas: a nossa vida!!

Por agora é tudo! Votos de bom trabalho!

Um abraço com saudades.

Do vosso professor, Carlos Batalha

Sem comentários:

Enviar um comentário